quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nunca me vão ver de...

Serve o presente para falar das socas (ou das clogs vá, que isto aqui é um blog que tem a mania que é fashion). Ora, não é que ache feio ou inestético. Depende da plataforma. E do estilo de quem usa. E das pernas... Basicamente não é para mim, por várias razões. Odeio sapatos fechados sem calcanhar. Dá sempre um ar de "rameira". Nem mesmo com tiras. Odeio chinelar. Com havaianas tudo bem porque leves, mas é só isso.

E, a principal razão de todas: torci o pé com uma socas na 4ª classe e fiquei 3 dias de cama por isso perdendo o início das férias de verão numa colónia. E lembro-me disso como se fosse hoje.

Implorei, implorei, implorei e a minha querida mãe lá me comprou umas socas de menina em azul-escuro. Eram lindas! Tinham um bordado no peito do pé em linha azul, sola de madeira, tachas em cobre e uma tira no calcalhar. Nunca as fotografei (claro!), mas acho que as podia desenhar! Lembro-me como se fosse hoje porque usei-as no último dia de aulas da 4ª classe.
Ora, na minha geração, o último dia de aulas era um dia de festa, bolos e coca-cola à discrição! Ainda assim, tínhamos intervalo, e lembro-me de galgar a correr pelas escadas assim que deu o toque. Tal era o entusiasmo que não me aguentei nas belas das socas e fui rapidamente a deslizar escadas abaixo do primeiro andar até o rés-do-chão.
Não chorei coisa nenhuma mas quando o pé arrefeceu não conseguia andar. Horas depois, já a minha mãe amaldiçoava as ditas socas, soube que tinha uma ruptura de ligamentos e que, em vez de ir para a colónia de férias no dia a seguir, tinha de ficar em casa três dias e ir lá ter depois... Uma tristeza de início de verão. Uma tristeza. E talvez por isso não consiga sequer calçar umas clogs. Porque me fazem lembrar de coisas tristes!


(No sentido dos ponteiros do relógio: Missoni, Chloé, Funkis, Fergie Kraftie, Jeffrey Campbell.)

4 comentários:

Unknown disse...

Também não gosto muito destas socas... Todavia no Inverno que passou comprei umas botas na bata que fazem lembrar as socas só que são botas... Adoro-as! Mas usar em soca... Hum... Acho que aconteceria o mesmo que a ti!

sopa disse...

Concordo contigo!Eu, pessoalmente não gosto nada.

Joana Ramalho disse...

tb dispenso parecem d "lela"
hihi

Helena Magalhães disse...

Sinceramente...... também não gosto muito!