terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vinhos, hinc!

Quero fazer um curso de vinhos. A sério...
Acho que não gosto de vinho, não sei apreciar vinho e não faço a mínima ideia do que vai bem com o quê, nem percebo ponta de densidades, texturas e afins... (se é que são estes o termos correctos).

Mas, no decorrer dos trabalhos e artigos que tenho feito, muitas vezes me vejo a ter de falar de vinhos e sinto-me uma naba por não saber mais. Hoje (só hoje) soube o que é um escanção, o que faz e qual a diferença deste para um enólogo.
E lembrei-me, uma vez mais, de que gostava mesmo de perceber disto!
Há qualquer coisa de fascinante nos entendidos em vinho...

E acho que até dava uma boa escanção!

Anyone?

6 comentários:

As Conversas da Sopa disse...

Tenho um presente para ti:
http://asconversasdasopa.blogspot.com/2012/01/blogger-award-by-sopa.html

Mariana Costa Veludo disse...

Catarina,

há um presentito no meu blog para ti. *

conchita disse...

Deve ser um curso interessante, eu sei apreciar um bom vinho e gosto, agora se não gostas de vinho,não sei...
Boa semana:)

Marta Machado Martins disse...

Eu já comecei a gostar e a ver um bocadinho do que vai bem com o quê, mas, acima de tudo, adoro o glamour de umas unhas bem pintadas a segurarem um copo de vinho num jantar elegante ou de perna cruzada no chão, em casa, a um Sábado à noite! Tens razão, há qualquer coisa de fascinante nos entendidos de vinho..e nele mesmo.

Maria Pitufa disse...

Bem se não gostas de vinho não é depois de curso que passas a gostar... Antes de fazer o curso, pensa em pesquisar um bocadinho até para te inteirares um pouco sobre os termos...por exemplo as regiões demarcadas do país, as castas, os estágios..o tipo de vinho que é produzido. Depois podes se calhar a pouco e pouco ires, conforme vais lendo tentares ver se te apercebes da diferença dos sabores. Por exemplo um Dão, é muito diferente de um Palmela...um Alentejo muito diferente de um Douro... e depois talvez possas fazer o curso. Isto porque me parece que se fizeres o curso "assim do nada" sem tentares primeiro perceber por ti e ou se tens paladar ou não (atenção isto não é insulto, mas nem todos temos as mesmas capacidades, eu propria gostava de ter paladar para perceber mais do assunto)ou se realmente te interessas pelo assunto, podes vir a deitar dinheiro fora e fazer pouco proveito do curso...

Sofia disse...

Vi isto e lembrei-me deste teu post :) *

http://aeiou.escape.pt/vinhos-gourmet/escolha-escape/vinhos-cursos-para-aprender-provar-saborear-combinar-3290679